Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais.

    Teacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflections

    View/Open
    Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto - reflexões iniciais.pdf (4.229Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2018
    Author
    Lima, Gabriel Loureiro de
    Bianchini, Bárbara Lutaif
    Gomes, Eloiza
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo.
 Palavras-chave: Competências. Conhecimentos Docentes. Modelo Didático da Matemática em Contexto. Engenharia. Eventos Contextualizados.
    1. Science Education and Pedagogy Research
    2. Education in Brazil: Policies and Practices
    3. Pedagogical Content Knowledge in Education
    4. Science Education and Pedagogy Research
    5. Education
    6. Social Sciences
    7. Social Sciences
    8. Mathematics Education
    9. Teacher Learning
    10. Teacher Knowledge
    11. Pedagogical Content Knowledge
    12. Humanities
    13. Philosophy
    14. Sociology
    15. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W2796757284
    https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06
    http://www.periodicos.unimontes.br/emd/article/download/663/545
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1647
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021