Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais.
Teacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflections
Abstract
O objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo.
 Palavras-chave: Competências. Conhecimentos Docentes. Modelo Didático da Matemática em Contexto. Engenharia. Eventos Contextualizados.
- Science Education and Pedagogy Research
- Education in Brazil: Policies and Practices
- Pedagogical Content Knowledge in Education
- Science Education and Pedagogy Research
- Education
- Social Sciences
- Social Sciences
- Mathematics Education
- Teacher Learning
- Teacher Knowledge
- Pedagogical Content Knowledge
- Humanities
- Philosophy
- Sociology
- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W2796757284https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06
http://www.periodicos.unimontes.br/emd/article/download/663/545
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1647