Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena.

    Comparison between Brousseau's Theory of Didactic Situations and Mathematics in the Context of Camarena Sciences

    View/Open
    Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena.pdf (833.3Kb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2019
    Author
    Lima, Gabriel Loureiro de
    Bianchini, Bárbara Lutaif
    Gomes, Eloiza
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Apresentamos neste artigo uma primeira articulação entre duas abordagens teóricas da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Matemática no Contexto das Ciências (MCC), com o objetivo de compará-las e contrastá-las. Detivemo-nos nos princípios gerais de tais referenciais, no planejamento de situações de aprendizagem e em aspectos do trabalho em sala de aula envolvendo o docente e o discente. Como uma convergência entre as duas teorias podemos citar a análise das interações entre os diferentes atores presentes no sistema educativo (aluno, conteúdo e professor). Ambas têm por base ideias construtivistas, no sentido de Piaget, sendo que a MCC foi inicialmente idealizada para o ensino superior, enquanto a TSD pode ser empregada para qualquer nível de ensino. Como principal ferramenta de trabalho em classe, na MCC temos os eventos contextualizados, construídos a partir de aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento. Na TSD trabalha-se com situações adidáticas, que são planejadas a partir de situações fundamentais relativas a um conceito matemático. Nas teorias em foco, parte-se do pressuposto de que o aluno deve construir seu próprio conhecimento e, para tal, o professor assume o papel de mediador. Ambas contemplam etapas de contextualização e de descontextualização do saber.
    1. Education in Brazil: Policies and Practices
    2. Social Network Analysis in Education and Communication
    3. Pedagogical Content Knowledge in Education
    4. Education in Brazil: Policies and Practices
    5. Education
    6. Social Sciences
    7. Social Sciences
    8. Mathematics Education
    9. Mathematics Instruction
    10. Humanities
    11. Philosophy
    12. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W2985052322
    https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p151-161
    https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/45518/pdf
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1640
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021