dc.description.abstract | No Brasil, a partir de 1995, a indústria automobilística iniciou o uso de caixas plásticas para acondicionamento de peças pequenas em geral tais como; parafusos, porcas arruelas, rebites, peças plásticas e de borracha. Hoje, o uso de caixas plásticas é crescente, e tem como objetivo, entre outros, a redução de resíduos sólidos e atender os novos métodos logísticos transporte e de abastecimento de linhas de produção.
O presente trabalho buscou identificar os benefícios do uso de embalagens de papelão ondulado ou embalagens plásticas no sistema de abastecimento da produção considerando os aspectos da viabilidade logística, o ciclo de vida e os impactos ambientais para cada tipo de embalagem. Este estudo foi conduzido na Scania Latin América, fabricante de caminhões e ônibus, no Departamento de Logística Operacional.
Metodologicamente, propôs-se a realização de uma pesquisa exploratória do tema, com base na revisão da literatura e nos dados colhidos na Empresa. Após a coleta dos dados, identificaram-se instrumentos capazes de análise dentro das prioridades da Empresa, e das demandas com relação ao meio ambiente e da Sociedade em geral.
O Sistema de Produção Scania baseia-se em quatro prioridades;
1. Segurança e Meio Ambiente
2. Qualidade
3. Entrega
4. Custos Estas prioridades foram referências para a tomada de decisão em temas relacionados à produção, sob esta ótica questionaram-se e analisaram-se os benefícios do uso de embalagens de papelão ondulado ou embalagens de plástico no sistema logístico de abastecimento das linhas de produção. Buscando atingir o objetivo estabelecido no trabalho, e por meio de um estudo de caso aprofundado de apenas dois objetos, visando conhecê-los de maneira ampla e detalhada, concluiu-se que, a caixa plástica melhor atende às prioridades do SPS e mostra melhores resultados para o de sistema de embalagem, logística reversa e Milk-run. Por outro lado, a caixa de papelão tem melhor desempenho nos quesitos de ACV e reciclagem.
Observou-se ainda que, a análise isolada do custo pode inviabilizar o uso de embalagens plásticas, principalmente em um horizonte de fornecimento, à curto prazo. | pt_BR |