Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Aprendizagem ativa com uso de impressão tridimensional no curso de engenharia.

    Development of Active Learning Methodology With Three-Dimensional Printing in The Engineering Course

    View/Open
    Aprendizagem Ativa Com Uso De Impressão Tridimensional No Curso De Engenharia.pdf (6.788Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2018
    Author
    Florez, Bárbara Martins
    Lebrão, Guilherme Wolf
    Lebrão, Susana Marraccini Giampietri
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente artigo se propõe a abordar o uso da impressão tridimensional, como recurso de ensino na aprendizagem ativa. Analisou-se a impressão tridimensional como um mecanismo de apoio na aprendizagem e como pode ser aplicada, como material complementar, produzindo modelos impressos em aulas e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento de modelagem e pensamento crítico, a partir da criação direta dos alunos. Os participantes do estudo foram alunos regulares do curso de engenharia, com ou sem conhecimento prévio em modelagem, e design que tiveram a oportunidade de produzir modelos impressos na aula experimental. A coleta de dados para interpretação de resultados foi feita a partir de um questionário, “Uso de Impressão 3D no Ensino”, entregue para aos professores solicitando que fossem respondidos logo após a aula. O questionário continha perguntas referentes ao modelo, à didática e a visão do professor. Observou-se que, na visão dos professores obteve-se um resultado positivo na compreensão, visualização de modelos e principalmente na aprendizagem.
    1. Social Network Analysis in Education and Communication
    2. Science Education and Pedagogy Research
    3. Social Network Analysis in Education and Communication
    4. Sociology and Political Science
    5. Social Sciences
    6. Social Sciences
    7. Educational Technology
    8. Humanities
    9. Philosophy
    10. Psychology
    11. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W3020861676
    https://doi.org/10.15202/25262254.2017v2n1p79
    http://revistas.unisuam.edu.br/index.php/ijoal/article/download/88/26
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1619
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021