Aprendizagem ativa com uso de impressão tridimensional no curso de engenharia.
Development of Active Learning Methodology With Three-Dimensional Printing in The Engineering Course
Abstract
O presente artigo se propõe a abordar o uso da impressão tridimensional, como recurso de ensino na aprendizagem ativa. Analisou-se a impressão tridimensional como um mecanismo de apoio na aprendizagem e como pode ser aplicada, como material complementar, produzindo modelos impressos em aulas e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento de modelagem e pensamento crítico, a partir da criação direta dos alunos. Os participantes do estudo foram alunos regulares do curso de engenharia, com ou sem conhecimento prévio em modelagem, e design que tiveram a oportunidade de produzir modelos impressos na aula experimental. A coleta de dados para interpretação de resultados foi feita a partir de um questionário, “Uso de Impressão 3D no Ensino”, entregue para aos professores solicitando que fossem respondidos logo após a aula. O questionário continha perguntas referentes ao modelo, à didática e a visão do professor. Observou-se que, na visão dos professores obteve-se um resultado positivo na compreensão, visualização de modelos e principalmente na aprendizagem.
URI
https://openalex.org/W3020861676https://doi.org/10.15202/25262254.2017v2n1p79
http://revistas.unisuam.edu.br/index.php/ijoal/article/download/88/26
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1619