Show simple item record

dc.contributor.advisorOctavio Mattasoglio Netopt_BR
dc.contributor.authorAlessandra Garcia Garbin Strapazzonpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T14:53:25Z
dc.date.available2022-01-04T14:53:25Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationSTRAPAZZON, Alessandra Garcia Garbin. A escolha do sistema de decoração para embalagens celulósicas para alimentos pelos gerentes de marketing. MATTASOGLIO NETO, Octávio. São Caetano do Sul: CEUN/EEM, 2006. 134 p. Dissertação(Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos)-Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Escola de Engenharia Mauá.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/159
dc.description.abstractConhecer o que os gerentes de marketing das indústrias de alimentos do Brasil consideram no momento de escolher o sistema de decoração da embalagem celulósica, foi o desafio assumido neste trabalho. As variáveis consideradas foram: custo, inovação, vida-de-prateleira, meio ambiente, disponibilidade de fornecedores de embalagens e matérias-primas, concorrência, orientação das matrizes, equipamentos de envase e alternativas internacionais. Um primeiro levantamento foi feito visando verificar o que pensam gerentes representantes de uma amostra significativa do segmento de alimentos, compreendendo produtos como congelados, biscoitos, alimentos em pó, chocolates entre outros. O interesse foi obter informações sobre a estrutura de suas empresas, quem decide à respeito das escolhas de embalagens, sobre a satisfação com as embalagens que utilizam atualmente entre outros assuntos. Para melhorar a compreensão sobre o processo de escolha e decisão aprofundou-se a investigação sobre aspectos conceituais e paradigmas, além disso estruturas de decisão foram estudadas, analisadas e compreendidas. Esse levantamento foi abrangente, contemplou as dúvidas e hipóteses que motivaram a realização desse estudo, mas foi necessário ainda aprofundar os conhecimentos sobre o perfil do gerente de marketing, sua formação, sua posição hierárquica na empresa, que seriam fundamentais para entender como ele decide. Diante disso, optou-se por realizar uma segunda investigação mais detalhada e objetiva para aplicar os conceitos levantados entrelaçando com as respostas já obtidas. Estudou-se a embalagem celulósica, suas características, limitações, recursos estruturais, visuais e gráficos. Definiu-se que Sistema de Decoração é o conjunto de diretrizes relacionadas à embalagem que precisam ser definidas durante o lançamento de um produto. Um modelo de decisão foi escolhido pela sua simplicidade e fácil aplicabilidade no dia-a-dia dos projetos de desenvolvimento de embalagem para alimentos, onde muitas vezes as decisões são tomadas em prazos reduzidos e com grande eficiência. Esse modelo foi aplicado em 3 casos reais validando os resultados obtidos nas investigações anteriores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmbalagens celulósicas – Alimentospt_BR
dc.titleA escolha do sistema de decoração para embalagens celulósicas para alimentos pelos gerentes de marketingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
local.date.defesa2006
local.description.pages134pt_BR
local.editorCEUN/EEMpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record