Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura.

    Adaptation, performance, evasion and academic experiences in higher education: literature review

    View/Open
    Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior - revisão da literatura.pdf (168.9Kb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2017
    Author
    Matta, Cristiane Maria Barra da
    Lebrão, Susana Marraccini Giampietri
    Heleno, Maria Geralda Viana
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo O início da vida acadêmica é um período de grandes mudanças para o estudante, que muitas vezes é tratado de forma infantilizada no ensino médio e se depara com as responsabilidades e exigências da universidade. O presente trabalho teve como objetivo revisar artigos, publicados entre 2005 e 2015, referentes à adaptação universitária relacionada às vivências acadêmicas, rendimento e evasão, no curso de Engenharia. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas seguintes bases de dados eletrônicos: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo Brasil e Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC).Utilizaram-se os descritores: adaptação acadêmica, vivências acadêmicas, rendimento acadêmico, evasão e engenharia. Foram encontrados 55 artigos, porém somente 16 atenderam os critérios de inclusão. A maioria dos artigos empíricos relacionados (66,7%) utiliza o instrumento Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) ou Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r). Dois deles (13,3%) utilizaram esse instrumento conjuntamente com o Inventário de Habilidades Sociais e outros três (20,0%) com o Questionário de caracterização dos estudantes. Conclui-se que os relacionamentos interpessoais podem favorecer o rendimento acadêmico e adiar a evasão, assim como os serviços de apoio aos estudantes; e constatou-se a escassez do tema em questão nos cursos de engenharia.
    1. University Dropout in Brazil
    2. Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
    3. Occupational Stress and Mental Health in Healthcare and Education
    4. University Dropout in Brazil
    5. Demography
    6. Social Sciences
    7. Social Sciences
    8. Academic Performance
    9. Evaluation
    10. Educational Assessment
    11. Student Satisfaction
    12. Humanities
    13. Psychology
    14. Philosophy
    15. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W2771380425
    https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
    http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-583.pdf
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1592
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021