Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura.
Adaptation, performance, evasion and academic experiences in higher education: literature review
Abstract
Resumo O início da vida acadêmica é um período de grandes mudanças para o estudante, que muitas vezes é tratado de forma infantilizada no ensino médio e se depara com as responsabilidades e exigências da universidade. O presente trabalho teve como objetivo revisar artigos, publicados entre 2005 e 2015, referentes à adaptação universitária relacionada às vivências acadêmicas, rendimento e evasão, no curso de Engenharia. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas seguintes bases de dados eletrônicos: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo Brasil e Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC).Utilizaram-se os descritores: adaptação acadêmica, vivências acadêmicas, rendimento acadêmico, evasão e engenharia. Foram encontrados 55 artigos, porém somente 16 atenderam os critérios de inclusão. A maioria dos artigos empíricos relacionados (66,7%) utiliza o instrumento Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA) ou Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r). Dois deles (13,3%) utilizaram esse instrumento conjuntamente com o Inventário de Habilidades Sociais e outros três (20,0%) com o Questionário de caracterização dos estudantes. Conclui-se que os relacionamentos interpessoais podem favorecer o rendimento acadêmico e adiar a evasão, assim como os serviços de apoio aos estudantes; e constatou-se a escassez do tema em questão nos cursos de engenharia.
- University Dropout in Brazil
- Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
- Occupational Stress and Mental Health in Healthcare and Education
- University Dropout in Brazil
- Demography
- Social Sciences
- Social Sciences
- Academic Performance
- Evaluation
- Educational Assessment
- Student Satisfaction
- Humanities
- Psychology
- Philosophy
- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W2771380425https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-583.pdf
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1592