Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Teses e Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Teses e Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    A escolha do sistema de decoração para embalagens celulósicas para alimentos pelos gerentes de marketing

    Thumbnail
    View/Open
    Dissertação de Mestrado (1.043Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Date
    2006
    Author
    Alessandra Garcia Garbin Strapazzon
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Conhecer o que os gerentes de marketing das indústrias de alimentos do Brasil consideram no momento de escolher o sistema de decoração da embalagem celulósica, foi o desafio assumido neste trabalho. As variáveis consideradas foram: custo, inovação, vida-de-prateleira, meio ambiente, disponibilidade de fornecedores de embalagens e matérias-primas, concorrência, orientação das matrizes, equipamentos de envase e alternativas internacionais. Um primeiro levantamento foi feito visando verificar o que pensam gerentes representantes de uma amostra significativa do segmento de alimentos, compreendendo produtos como congelados, biscoitos, alimentos em pó, chocolates entre outros. O interesse foi obter informações sobre a estrutura de suas empresas, quem decide à respeito das escolhas de embalagens, sobre a satisfação com as embalagens que utilizam atualmente entre outros assuntos. Para melhorar a compreensão sobre o processo de escolha e decisão aprofundou-se a investigação sobre aspectos conceituais e paradigmas, além disso estruturas de decisão foram estudadas, analisadas e compreendidas. Esse levantamento foi abrangente, contemplou as dúvidas e hipóteses que motivaram a realização desse estudo, mas foi necessário ainda aprofundar os conhecimentos sobre o perfil do gerente de marketing, sua formação, sua posição hierárquica na empresa, que seriam fundamentais para entender como ele decide. Diante disso, optou-se por realizar uma segunda investigação mais detalhada e objetiva para aplicar os conceitos levantados entrelaçando com as respostas já obtidas. Estudou-se a embalagem celulósica, suas características, limitações, recursos estruturais, visuais e gráficos. Definiu-se que Sistema de Decoração é o conjunto de diretrizes relacionadas à embalagem que precisam ser definidas durante o lançamento de um produto. Um modelo de decisão foi escolhido pela sua simplicidade e fácil aplicabilidade no dia-a-dia dos projetos de desenvolvimento de embalagem para alimentos, onde muitas vezes as decisões são tomadas em prazos reduzidos e com grande eficiência. Esse modelo foi aplicado em 3 casos reais validando os resultados obtidos nas investigações anteriores.
    1. Embalagens celulósicas – Alimentos
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/159
    Collections
    • Teses e Dissertações

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021