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    A inserção da álgebra linear no currículo da primeira universidade bBrasileira.

    How linear algebra entered the curriculum of the first brazilian university

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    A Inserção da Álgebra Linear no Currículo da Primeira Universidade Brasileira.pdf (359.7Kb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2018
    Author
    Lima, Gabriel Loureiro de
    Gomes, Eloiza
    Metadata
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    Abstract
    Resumo Principalmente em consequência do esforço despendido por cientistas durante os séculos XVII a XIX visando construir um sistema de cálculo intrínseco aos elementos geométricos que viabilizasse a aplicação do método analítico à solução de problemas da Geometria, a Álgebra Linear pôde consolidar-se no início do século XX como um novo ramo da Matemática. Partindo dessa premissa, evidenciamos neste artigo o modo como se deu sua introdução como conteúdo de ensino e, posteriormente, como disciplina acadêmica universitária na graduação em Matemática e nos cursos de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Destacamos a influência exercida nesse processo por matemáticos franceses, especialmente alguns daqueles que constituíam o grupo Bourbaki e que estiveram presentes na USP, de 1945 a 1966. No curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, desde o início da década de 1950 até 1964, a Álgebra Linear esteve presente como conteúdo de ensino em Complementos de Geometria. Somente em 1965 é que, pela primeira vez, comparece no currículo desse curso uma disciplina intitulada Álgebra Linear. Já nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica de São Paulo, a Álgebra Linear surge em 1961 efetivamente como disciplina, momento em que aquela que até então se chamava Elementos de Geometria Analítica e Projetiva, e que desde 1958 contemplava a Álgebra Linear como conteúdo de ensino, foi reintitulada Elementos de Algebra Linear e Geometria Analítica.
    1. History of Education and Cultural Practices
    2. Education in Brazil: Policies and Practices
    3. Pedagogical Content Knowledge in Education
    4. History of Education and Cultural Practices
    5. History
    6. Arts and Humanities
    7. Social Sciences
    8. Mathematics Education
    9. Mathematics education
    10. Humanities
    11. Philosophy
    12. Mathematics
    13. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W2896542514
    https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a09
    http://www.scielo.br/pdf/bolema/v32n62/1980-4415-bolema-32-62-0927.pdf
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1579
    Collections
    • Artigos de Periódicos

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