Automação da linha de acabamento na engenharia de manufatura em uma montadora automobilística
Abstract
Em função do aumento da concorrência no setor automotivo, dos avanços tecnológicos e do crescimento da busca por qualidade pelos consumidores, os processos de engenharia das grandes montadoras do setor automobilístico apresentam muitas oportunidades de melhoria e redução de custos. Dessa forma, o presente estudo busca verificar a possibilidade da implementação dos robôs KUKA KR50 R2500 e KUKA KR210 R2700 na linha de acabamento da pintura da empresa Volkswagen, na planta de São Bernardo do Campo. Para atingir tal objetivo foi projetado o layout da linha e desenvolvido um modelo de simulação no software Plant Simulation, considerando diferentes cenários que atendam às necessidades da empresa.
As simulações dos cenários propostos possibilitaram o estudo da implementação dos robôs, resultando no Cenário 2, com quatro robôs fazendo a leitura simultaneamente nas carrocerias com um tempo de leitura por frame de 0,4s, e o Cenário 5, com seis robôs trabalhando na leitura por carroceria com 1s de tempo de leitura por frame, como sendo os cenários ideais para implementação dos robôs. Além disso, possuem número de saídas da linha 15,6% e 15,4% maiores que o Cenário Atual. Portanto, entende-se que a simulação de eventos discretos é uma ferramenta muito adequada para apoio na tomada de decisão gerencial.